22/03/18

Bundt de courgete e cenoura




Bundt cake de courgete e cenoura com caramelo
Bundt é uma forma americana que forma o bolo

Ingredientes:

Para o bolo:
- 200 gr de cenoura
- 350 gr de courgete
- 175 gr de manteiga à temperatura ambiente
- 200 gr de açúcar
- 4 ovos M à temperatura ambiente
- 300 gr de farinha Branca de Neve
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de fermento para bolos
- 1 colher de café de sal

Para o caramelo:
- 125 gr de açúcar
- 60 gr de mel multifloral*
- 2 colheres de sopa de água
- 45 gr de leite magro
- 30 gr de Becel Líquida


Pré-aqueça o forno a 160º.
Coloque a cenoura, descascada, cortada em pedaços no copo da Bimby e programe 5 segundos, velocidade 5. Retire e reserve.
Coloque a courgete, descascada, cortada em pedaços no copo da Bimby e programe 4 segundos, velocidade 5. Retire e reserve.
Aplique a borboleta no copo da Bimby e coloque a manteiga e programe 1 minuto, velocidade 3 e ½. Junte o açúcar e bata mais 2 minutos, velocidade 3 e ½.
Programe mais 2 minutos, velocidade 2 e ½, e vá adicionando os ovos, uma a um, deixando bater um pouco entre cada adição.
Verta para um recipiente largo e reserve.
Num outro recipiente, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Adicione esta mistura, peneirada, ao creme reservado, alternado com colheradas de courgete e cenoura ralada. Não bata os ingredientes (para não ativar o glúten da farinha), envolva apenas com uma espátula, com movimentos de baixo para cima.
Unte bem a forma de bundt cake e polvilhe com um pouco de farinha. Verta a massa do bolo na forma e leve ao forno por 45 minutos. Faça o teste do palito e se sair limpo, retire e deixe arrefecer o bolo dentro da forma por 10 minutos. Findo o tempo, desenforme para cima de uma rede e deixe arrefecer.
Faça o caramelo.
Numa frigideira anti-aderente coloque o açúcar, o mel e a água e deixe cozinhar em lume brando até obter um caramelo claro.
Tire do lume e junte muito lentamente (cuidado com os salpicos) o leite e a manteiga. Leve novamente ao lume brando e deixe engrossar apenas uns minutinhos (3 a 4 minutos). Se deixar demasiado tempo, o caramelo irá ficar demasiado duro quando arrefecer.
Deixe arrefecer ligeiramente e verta sobre o bolo.



Share |

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...